Desde os montes habitados, onde a tradição e a cultura florescem, até aos montes não habitados, que oferecem um refúgio de paz e tranquilidade, os montes da freguesia são um convite à descoberta e à aventura.
Geografia e Características da Aldeia e dos Montes
Situada no concelho de Tavira, em plena Serra do Caldeirão, no interior do Nordeste Algarvio, Cachopo tem uma área de aproximadamente 19.730 hectares, constituindo-se por 53 montes.
Constitui-se maioritariamente por terrenos xistosos e argilosos datados do período geológico Carbónico. A vegetação, sobre vales e colinas verdejantes, com vistas panorâmicas, é diversificada, e compõe-se por sobreiros (Quercus suber), azinheiras (Quercus rotundifolia), oliveiras (Olea europaea L.), medronheiros (Arbutus Unedo L.) e diversas espécies de flora mediterrânea. Uma vasta rede de drenagem superficial, que dão origem a inúmeros cursos de água, como são exemplos a Ribeira da Foupana e Odeleite, contribuem para a beleza paisagística e para a preservação do ecossistema local, tornando-a um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Conhecida pela sua rica biodiversidade, onde é comum observar uma grande variedade de animais selvagens, como veados, javalis, raposas e várias espécies de aves, é o lugar ideal para a observação de diversas espécies de fauna e flora, numa atmosfera tranquila.
Explore as características geográficas únicas de Cachopo e encante-se com sua harmonia e com a natureza.
Localizado no cimo de uma colina com o seu casario branco, fonte de água e forno comunitários, este lugar é ladeado por cercas de pedra com azinheiras que estabelecem os limites do monte. Ver no mapa »
Localizado na estrada 124, outrora conhecido pela produção de mel e que hoje passa despercebido pela sua beleza singular. Ver no mapa »
Conhecida pelos seus rebanhos associados à produção de carne e do famoso queijo de cabra da freguesia de cachopo. Atualmente destaca-se pela produção de produtos biológicos dos quais se destaca o mel, as frutas da época. O seu casario de pedra com um poço comunitário onde outrora toda a comunidade se reunia ao final do dia para se abastecer com água para as lides domésticas e dava de beber aos seus rebanhos. Ver no mapa »
Fica localizado na periferia do concelho de Tavira a tocar o concelho de Alcoutim a Azinhosa é famosa pela produção de mel e aguardente de medronho. Devido à sua proximidade com a ribeira da Foupana, as suas gentes utizavam a cana e o vive que cresce na margem da ribeira para produziam cestos para transportar e armazenar os produtos agrícolas. Ver no mapa »
Situado no cimo de um monte cravado entre à ribeira do Leitejo e a rebeira da Foupana onde lá no alto se vê o pequeno aglomerado de casas cuja principal atividade é a pastorícia. Ver no mapa »
Situada no limite da freguesia de Cachopo, o seu casario branco contrasta com o verde da paisagem e o azul do mar que se vê lá longe. Ver no mapa »
Pequeno aglomerado de casas localizada no limite do concelho de Taviracom dois moinhos de vento em ruínas, mas com uma vista soberba de 360º. Ver no mapa »
Localizada no interior da freguesia possui uma antiga escola primária transformada em abrigo de montanha onde passa a Via Algarviana permitindo a pernoita e descanso dos caminheiros. Nesta localidade também se produz bom vinho que demonstra a versatilidade destas terras e a importância para a economia local, tal como a existência de pomares de medronheiro. Ver no mapa »
Fica localizada junto à estrada nacional 124, possui um antigo moinho de vento. É um dos locais onde existe uma estação meteorológica que faz monitorização continua nesta zona do país, cujos dados são públicos e estão disponíveis em: — Ver no mapa »
(conteúdo em breve). Ver no mapa »
Fica localizada no meio de sobreirais, com posso comunitário preservado que convida a uma vista e com direito a piquenique no meio da natureza luxuriante, onde apenas se ouve o chilrear dos passos e a aragem a percorrer as folhas das sobreiras centenárias. Ver no mapa »
Fica localizada no limite do concelho de Tavira a tocar o concelho de São Brás de Alportel, as suas casas brancas contrastam com o verde dos bosques mediterrânios cujo cheiros nos transportam para locais de contos de fadas cheios de histórias de encantar. Ver no mapa »
Sítio de casas senhoriais dedicadas à produção agrícola e de gado. Atualmente ainda podemos caminhar com o pastor e ouvir as suas histórias que nos transportam para o passado prospero desta terra. Ao visitar as ruínas das casas ainda podemos observar antigos utensílios utilizados no tratamento das terras. Existe o posso comunitário que abastecia toda a população. As gentes deste sítio eram conhecidas como bem feitores, o que levava as pessoas com menos recursos da região a passar por lá de modo a poder obter alimento para fazer face às privações que tinham. Ver no mapa »
Situada na estrada nacional 124. Zona de sobreirais pelo que a principal atividade das suas gentes é a extração de cortiça. Existe também um alambique onde se produz a famosa aguardente de medronho. Neste lugar existe um centro comunitário onde os locais se reúnem em ocasiões especiais. A antiga escola foi reconvertida num abrigo de montanha onde é possível passar uma temporada. É um dos locais onde existe uma das estações meteorológicas que faz monitorização continua na zona do Algarve, cujos dados são públicos e estão disponíveis em: —- No Sítio da Feiteira está o Miradouro Natural do Cerro do Malhanito a 479 metros de altura, a partir do qual é possível usufruir de uma magnífica paisagem da serra e do barrocal. Ver no mapa »
Pequena localidade sobressai no meio de um sobreiral, com a sua famosa Fonte do Gato onde a água férrea corre naturalmente todo o ano fazendo crescer à sua volta uma vegetação luxuriante. Recentemente esta localidade possui um alojamento local onde é possível passar uns dias relaxantes onde se ouve apenas uma coruja lá longe e as cigarras para quebrar a monotonia de um dia calmo. Nesta localidade também se produz o famoso mel de rosmaninho. Ver no mapa »
Localidade perdida no serpentear da serra onde o parque de lazer com duas fontes naturais de água férrea convida ao descanso e a piqueniques com o famoso pão de trigo cozido em forno de lenha pelos residentes deste lugar, podendo os visitantes participar na preparação/cozedura de pão caseiro em forno de lenha. Ver no mapa »
Situado no limite da freguesia de cachopo com a maior parte do casario cravado entre dois vales. No cimo de um desses montes podemos encontrar um alambique rodeado de pomares de medronheiros que o alimenta para a produção da famosa aguardente de medronho. Ver no mapa »
Fica localizada no meio de sobreirais no meio de uma natureza luxuriante, onde apenas se ouve o chilrear dos passos e a aragem a percorrer as folhas das sobreiras. Ver no mapa »
Situado no limite do concelho de Tavira com o concelho de Loulé, rodeada pelo barranquinho da mealha, que a torna encantadora e convida a visitas e passeios durante todo o ano. A antiga escola encontra-se recuperada, sendo utilizada como abrigo de montanha onde o visitante poderá ficar alojado e passar longas temporadas participando nas atividades locais. Aqui produz a famosa empreita que é utilizada no transporte de produtos locais dos quais se destaca os figos. Produz aqui também mel de excelente qualidade que é utilizado na produção de fritos locais que animam as famosas festas de família. No final do verão realiza-se a famosa festa de verão da Mealha onde a população convida os visitantes a rezar, comer, cantar e dançar. Na Mealha poderá também visitar a famosa anta das Pedras Altas, este monumento situa-se nas imediações da povoação no topo de uma colina, num local que permite um bom controlo visual sobre a área em redor, era composto por uma câmara de planta trapezoidal alongada, constituída por doze esteios, um corredor e uma entrada, virada para nascente. Ver no mapa »
Ver no mapa »
Fica situado junto a sua famosa charca de água férrea onde durante todo o ano se ouve o chilrear dos pássaros, coaxar das rãs e sapos que ali habitam e nos hipnotizam fazendo ficar horas a fio a ouvir e observar a natureza. Na saída do pequeno aglomerado de casas encontramos o poço comunitário. Nesta localidade também se produz o famoso mel de medronheiro. Ver no mapa »
Último lugar desta freguesia situado junto à estrada nacional 397 em direção à sede de concelho, Tavira. Local com uma vista de tirar a respiração no ponte mais alto situando-se o seu casario ao longo da encosta. Este é mais um dos locais da freguesia onde se pode encontrar o famoso mel de medronheiro e de rosmaninho. Ver no mapa »
Situado no cimo de uma colina onde se tem uma viste deslumbrante sobre a ribeira ——, o que nos convida a descer a colina e percorrer a ribeira a pé e usufruir da frescura deste lugar rodeado de azinheiras centenárias. Ver no mapa »
Localizado num vale profundo onde para lá chegar na altura da Primavera atravessamos campos repletos de rosmaninho cuja flagrância nos recorda os mais caros perfumes. Existe também as ruínas de um velho moinho de vento. Ver no mapa »
Situado junto à estrada nacional 397 em direção à sede de concelho, Tavira, as casas distribuem-se ao longo da encosta. Este é mais um dos locais da freguesia onde se pode encontrar o famoso mel de medronheiro e de rosmaninho. Ver no mapa »
Situado no meio de sobreirais o casario sobressai no seu branco imaculado. Os habitantes deste local dedicam-se à apicultura, fruticultura e pastorícia, neste local podemos adquirir o famoso mel de medronheiro e de rosmaninho. Ver no mapa »
Localizado num ponto cimeiro da encosta, cujo casario se distribui ao longo da encosta virada para a ribeira, o que convida o visitante a descer e perder-se nas ruínas dos antigos moinhos de água aí existentes. Ao longo da ribeira encontra flora e fauna intocados. Ver no mapa »
Situado numa encosta soalheira rodeada de pomares de medronheiros que alimentam o alambique aí existente para a produção da aguardente de medronho tão apreciada como digestivo. Possui uma associação de caçadores que se dedica à caça servida nos restaurantes da freguesia que convidam a uma visita à serra. Ver no mapa »
Localizado num fundo de um vale húmido, com um microclima muito especial que nos faz esquecer que estamos no meio da serra do Caldeirão. Durante todo o ano dos seus vales brotam pequenas fontes de água que alimentam pequenos charcos onde a fauna mata a sua sede. Neste local podemos encontrar o velho casario de pedra que nos mostra a destreza da construção e perícia da arquitetura Algarvia. Existe um poço comunitário bem antigo digno de uma visita. Ver no mapa »
Situado junto à estrada nacional 124 que corta a meio a provocação de casas pintadas de branco com chaminés rendilhadas dignas de postais ilustrados. Aqui existe o alambique mais antigo da freguesia de Cachopo que produz a famosa aguardente e licor de medronho. Existe um poço comunitário recuperado onde os caminheiros da Via Algarviana podem descansar e recuperar forças para continuar a sua caminhada. A subida até ao marco geodésico aí existente permite ter uma vista 360º digna da serra do Caldeirão que convida a um registo fotográfico. Ver no mapa »
Ver no mapa »
Situado em penha serra do Caldeirão possui uma fonte de água Férrea onde ainda é possível ver um antigo tanque comunitário de lavagem de roupa, hoje exte local está recuperado e é utilizado para a realização de festas pela associação de caçadores aí existe. Neste lugar existe uma nora ainda com um engenho. Ver no mapa »
Localizado no cimo de uma colina com o seu casario branco, fonte de água e forno comunitários, este lugar é ladeado por cercas de pedra com azinheiras que estabelecem os limites do monte. Ver no mapa »
Nas margens da ribeira de odeleite… Ver no mapa »
Nas margens da ribeira de odeleite…. Ver no mapa »
Monte escondido entre montes cheios de medronhais e cuja principal atividade é a silvicultura e agricultura. Neste momento está a nascer neste local uma nova atividade, a vitivinicultura com uma produção de vinho com características únicas e muito interessante devido as suas características edafoclimáticas da zona, o que nos leva a querer que ainda vamos ouvir falar muito deste local. Ver no mapa »
Situado a Sul da freguesia, este monte é conhecido pelas suas ruínas de uma antiga aldeia. Ver no mapa »
Localizado junto ao Castelão, pelo que muitas vezes estes dois locais se confundem. Esta situado no meio de sobreirais o que faz com que a sua natureza luxuriante o torne único e digno de uma visita. Ver no mapa »
Pequeno aglomerado de casas localizada no limite do concelho de Tavira com dois moinhos de vento em ruínas, mas com uma vista soberba de 360º. Ver no mapa »
Lugar a visitar para manter a memoria de um dos locais mais isolados da freguesia de cachopo. Casas de pedra fazem lembrar a vida difícil dos seus habitantes, em contraste com a existência dos sempre famosos fornos e poços comunitário que unia a comunidade em torno da água e do pão principais fontes de vida. Ver no mapa »
Situado a oeste da freguesia, este monte é conhecido pelas suas vistas panorâmicas sobre a serra. Ver no mapa »
Situado a oeste da freguesia, este monte é conhecido pelas suas vistas panorâmicas sobre a serra. Ver no mapa »
Situado a oeste da freguesia, este monte é conhecido pelas suas vistas panorâmicas sobre a serra. Ver no mapa »
Situado a pouco mais de 1 km da sede de freguesia, com poucas casas, mas de uma bela ímpar. Atualmente sem residentes está rodeado de pequenos pomares organizados de medronheiro. Ver no mapa »
Envolto em lendas e mistérios, este monte é conhecido pela história da Moura encantada e atrai os visitantes pela sua aura mágica. Ver no mapa »
Envolto em lendas e mistérios, este monte é conhecido pela história da Moura encantada e atrai os visitantes pela sua aura mágica. Ver no mapa »
Lugar ímpar com uma vista ampla no meio de azinheiras que outrora alimentavam e serviam de abrigo aos rebanhos de gado ais existentes. As casas de pedra caídas de branco com barras azuis lembram-nos que o Alentejo está muito próximo confundindo a arquitetura algarvia com a alentejana. Ver no mapa »
Sítio de casas senhoriais dedicadas à produção agrícola e de gado merece uma vista para perceber as técnicas de construção em pedra que merecem ser documentadas e registas. Ver no mapa »
Nas margens da ribeira de odeleite… Ver no mapa »
Vale a pena mencionar que a freguesia de Cachopo, também possui diversos outros montes com menor dimensão e que não estão oficialmente identificados.
A Junta de Freguesia de Cachopo está empenhada na valorização dos seus montes e na promoção da sua beleza natural e cultural. Diversos projetos estão em curso para melhorar o acesso aos montes, criar infraestruturas para visitantes e promover a realização de atividades nos montes.
Convidamos a visitar os montes de Cachopo e a descobrir a sua beleza natural, cultural e histórica!
Algumas sugestões de atividades que pode fazer nos montes:
Venha explorar os montes de Cachopo e deixe-se encantar!
A encantadora freguesia de Cachopo, com 1970 km², situa-se no concelho de Tavira.
Veja o MapaConheça o Presidente e restantes membros do orgão executivo colegial da Freguesia.
Conheça a FreguesiaFique por dentro dos eventos e descubra o que tem acontecido recentemente.
Ler NotíciasFreguesia de Cachopo
Tavira – Algarve