Cachopo

Herança Histórica do Algarve

Onde a tradição e a autenticidade se encontram numa só aldeia. Cachopo, localizada no coração do Algarve, é uma aldeia que preserva com orgulho sua herança histórica. Um destino encantador e autêntico, repleto de história, cultura e beleza natural.

Situada no concelho de Tavira, em plena serra algarvia, a 6 de Novembro de 1836, pelo decreto do mesmo ano, a Freguesia de Cachopo passou a pertencer ao Concelho de Tavira. Embora as primeiras referências a este lugar datem de 1535, na obra “Visitações da Ordem de Santiago no Sotavento Algarvio” do autor Hugo Cavaco (1987, pp.146-148), cuja referência se faz à construção da Igreja de Santo Estevão do Vale de Cachopo, esta aldeia tem raízes profundas que remontam aos tempos antigos.

Durante séculos, foi habitada por comunidades rurais que viveram em harmonia com a natureza e mantiveram tradições culturais únicas. Considerada uma das mais tradicionais aldeias do Nordeste Algarvio, as suas origens remontam à pré-história, com vestígios de grande importância arqueológica dos quais se destacam a Anta da Masmorra e a Anta das Pedras altas, monumentos megalíticos, situados nas imediações da povoação do monte da Mealha. As construções circulares, também conhecidas como casas redondas, são outro exemplo da arquitetura vernácula desta freguesia. Mantendo grande parte da sua originalidade, estas estruturas em alvenaria de pedra e cobertura em caibros e palha de centeio, serviram outrora como palheiros.

Outros elementos da arquitetura tradicional como as casas de xisto ou caiadas, fornos, fornalhas, chaminés rendilhadas, poços, noras, moinhos de vento e azenhas conferem a esta freguesia, para além de da sua importância histórica uma beleza natural.

A preservação do seu passado histórico expresso no seu vasto patrimônio material e imaterial que ainda hoje subsiste, conferiu-lhe em Julho de 2021 a distinção de primeira aldeia do Algarve a ser classificada como “Aldeias de Portugal”, pela Associação Inloco.

Visitada por muitos turistas ao longo do ano, os passeios pedestres e pequenas deslocações são a melhor forma de visitar o rico património arqueológico, natural e cultural desta freguesia.

moinho cachopo

Cachopo no Tempo

Cachopo, ao longo de sua história, preservou elementos da sua herança árabe e cristã
criando uma identidade única que atrai tanto moradores locais quanto turistas.

a.C. / d.C

Origens Antigas

Os primeiros vestígios de ocupação humana na região remontam a tempos pré-históricos, com evidências de povos neolíticos e romanos que habitaram a área.

Séculos VIII a XIII

Domínio Muçulmano

Durante a época da ocupação muçulmana na Península Ibérica, Cachopo fazia parte do território sob controle islâmico. O nome "Cachopo" tem origens árabes, o que reflete a influência dessa era na região.

Reconquista Cristã

Com a Reconquista Cristã, a área foi gradualmente recuperada pelos cristãos. O ano de 1249 é frequentemente mencionado como o momento em que Cachopo passou para o domínio cristão com a conquista de Faro por D. Afonso III.

Séculos XIV a XVIII

Desenvolvimento Rural

Durante a Idade Média e a Idade Moderna, Cachopo era uma típica aldeia rural, onde a agricultura e a pecuária eram as principais atividades econômicas. A comunidade cresceu em torno dessas atividades.

Século XIX

No século XIX, Cachopo, como muitas outras aldeias do sul de Portugal, experimentou mudanças sociais e econômicas significativas, incluindo a expansão da agricultura e a modernização das infraestruturas.

Século XX

Durante as primeiras décadas do século XX, Cachopo era uma aldeia predominantemente agrícola, onde a agricultura de subsistência desempenhava um papel crucial na vida dos habitantes.

1960 e 1970

Este período testemunhou uma migração significativa dos habitantes de Cachopo para áreas urbanas em busca de melhores oportunidades de emprego. Isso levou a uma diminuição na população da aldeia.

1980 e 1990

A infraestrutura na aldeia começou a melhorar gradualmente, com a construção de estradas e melhorias nas condições de vida. Cachopo manteve seu apelo rural e atraía visitantes que procuravam uma experiência mais autêntica do Algarve.

Século XXI

No início do século XX, Cachopo revitalizou-se com a reabertura de estruturas públicas, melhorias na habitabilidade, acesso a serviços essenciais, educação, saúde e infraestruturas básicas, fortalecendo a coesão social e a qualidade de vida da comunidade.

Século XXI

Atualidade

Nos últimos anos, Cachopo preserva o seu património cultural através de eventos e festivais. No início do século XX, revitalizou-se com a reabertura de estruturas públicas, incluindo um heliporto, melhorando habitabilidade, serviços essenciais, educação, saúde e infraestruturas, fortalecendo a comunidade.

Área da Freguesia
em Hectares