festival musica cachopo 2023 orquestra de jazz

Festival de Música de Cachopo encerrou com jazz

M

Monocle ipsum dolor sit amet elegant bulletin Melbourne sharp, ryokan conversation business essential Scandinavian Zürich. Bulletin concierge airport classic. Comme des Garçons cosy sharp the best bulletin

sunspel discerning classic Shinkansen Washlet Singapore Tsutaya finest artisanal. Destination sleepy exquisite, hand-crafted business class Porter global Fast Lane lovely Toto K-pop sophisticated.

O Festival de Música de Cachopo 2023, organizado pela Associação de Festas da Freguesia de Cachopo, com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo, terminou neste dia 3 de dezembro.

Foram dois os momentos que preencheram este domingo. Primeiro, na edifício-sede da freguesia, teve lugar uma tertúlia que se debruçou sobre a “Programação Cultural em Território de baixa densidade».

Dália Paulo, Diretora Municipal do Município de Loulé, e Elsa Cordeiro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) foram as oradoras da sessão, na qual se falou de cultura a vários níveis, com foco no futuro, no caminho a seguir e no que fazer e como para melhorar a fruição cultural na região.

Dadas as conhecidas dificuldades dos territórios de baixa densidade no campo cultural, o investimento e os apoios necessários foram tópicos abordados, assim como a criação/formação de público e a criação/programação cultural também estiveram em destaque. Muitos foram os pontos discutidos entre a mesa e a audiência, ficando evidente que há espaço e vontade para a cultura florescer na região.

O segundo momento teve lugar no Auditório do Complexo Social de Cachopo, com o concerto de Tom Fitzpatrick com a Orquestra de Jazz do Algarve.

Intitulado “A Very Good Year”, o espetáculo trouxe a Cachopo um repertório dominado pelas composições de Frank Sinatra, para muitos, o maior crooner de sempre.

O Festival de Música de Cachopo encerra com os objetivos principais a serem atingidos. Através da música, o festival promoveu o território, a paisagem, o património natural e cultural da freguesia de Cachopo, e desta forma combateu a exclusão social e a desertificação do interior do Algarve.

De março a dezembro foi promovida uma oferta cultural diversificada (vários géneros musicais fizeram-se ouvir nesta iniciativa, desde o clássico passando pelo jazz, música tradicional portuguesa, fado e rock) quer participada (o festival permitiu trazer novos públicos a esta freguesia interior tavirense).

E há já uma garantia: o Festival de Música de Cachopo volta em 2024.

Ademar Dias,
Rádio Horizonte

Anterior Cachopo Natural convida a subir a serra e conhecer o medronho e a sua aguardente