Roteiro Turístico

Cachopo é uma freguesia do concelho de Tavira, no Algarve, que se destaca pela sua beleza natural, património histórico e cultural, e pela hospitalidade do seu povo. Aqui, o tempo parece desacelerar, convidando a uma experiência relaxante e autêntica.

Descubra as raízes profundas desta encantadora aldeia, que remontam a tempos ancestrais. Passeie pelas suas ruas estreitas e sinuosas, onde as casas tradicionais de pedra e cal contam histórias de gerações passadas. Não deixe de visitar a Igreja de São João Baptista, um ícone arquitetónico que testemunha a devoção e a fé da comunidade local ao longo dos séculos.

Deixe-se maravilhar pela exuberante paisagem natural que rodeia Cachopo. Explore os trilhos pedestres que serpenteiam por entre colinas verdejantes e vales tranquilos, oferecendo vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a serra algarvia. Este é o local ideal para os amantes do ecoturismo e da observação da vida selvagem, onde poderá encontrar uma diversidade de flora e fauna únicas.

Mergulhe na riqueza cultural desta comunidade rural e descubra as tradições que ainda hoje perduram. Não perca a oportunidade de participar nas festividades locais, onde a música, a dança e a gastronomia tradicional se unem para criar momentos inesquecíveis de convívio e celebração.

Deleite o seu paladar com os sabores autênticos da cozinha algarvia. Descubra os pratos tradicionais desta região, onde os produtos locais e a sabedoria culinária ancestral se combinam para criar iguarias irresistíveis. Não deixe de provar o famoso “ensopado de borrego” ou os doces conventuais que são verdadeiras tentações para os sentidos.

Na Aldeia de Cachopo, encontrará não apenas paisagens deslumbrantes e património histórico, mas também a calorosa hospitalidade dos seus habitantes. Seja bem-recebido pelos locais, que terão todo o prazer em partilhar consigo as suas histórias, tradições e segredos bem guardados.

Para planear a sua visita a Cachopo, recomendamos que consulte os nossos recursos turísticos, onde encontrará informações úteis sobre alojamento, restaurantes, atividades e eventos locais. Prepare-se para uma experiência memorável que o levará a descobrir o verdadeiro espírito do Algarve autêntico.

Venha explorar a Aldeia de Cachopo e deixe-se encantar por este tesouro escondido do Algarve. Estamos ansiosos por recebê-lo nesta viagem inesquecível pela tradição, natureza e hospitalidade algarvias.

Até breve!

• Manhã: Comece o dia com uma visita à Igreja Matriz de Cachopo, um belo edifício do século XVI. Em seguida, explore as ruas estreitas da aldeia e admire a arquitetura tradicional das casas em xisto.
  • Tarde: Faça uma caminhada até ao Monte da Picota, o ponto mais alto da freguesia, e desfrute das vistas panorâmicas sobre a serra e o mar.
  • Noite: Saboreie um delicioso jantar num dos restaurantes da aldeia, que servem pratos tradicionais da região.
  • Manhã: Visite o Núcleo Museológico de Cachopo, onde poderá aprender sobre a história e cultura da freguesia.
  • Tarde: Relaxe na praia fluvial de Martinlongo, um local ideal para se refrescar e apanhar sol.
  • Noite: Participe num dos eventos culturais que são organizados regularmente na freguesia, como concertos, bailes populares ou mercados tradicionais.
  • Observação de aves: A freguesia de Cachopo é um paraíso para os amantes da natureza, com uma grande variedade de aves para observar.
  • Passeios de bicicleta: A região oferece diversos percursos para passeios de bicicleta, com diferentes níveis de dificuldade.
  • Geocaching: Uma atividade divertida para toda a família, que consiste em procurar caches escondidos em diversos pontos da freguesia.
  • Alojamento local: A freguesia de Cachopo oferece diversas opções de alojamento local, desde casas de campo a apartamentos.
  • Turismo rural: Se procura uma experiência mais autêntica, pode optar por ficar num dos vários agroturismos da região.
  • Mais informações aqui
  • Carro: A freguesia de Cachopo fica a cerca de 40 km de Faro. O acesso é feito pela estrada N397.
  • Autocarro: Há autocarros regulares que ligam Faro a Cachopo, Martinlongo.
  • Mais informações aqui
  • Junta de Freguesia de Cachopo: Telefone: +351 289 844 112 | Email: geral@jf-cachopo.pt
  • Website da Junta de Freguesia: https://jf-cachopo.pt/

Esperamos que tenha uma ótima visita a Cachopo!

• A melhor época para visitar a freguesia é durante a primavera ou o outono, quando o clima é mais ameno.
  • Leve roupa confortável e calçado adequado para caminhadas.
  • Não se esqueça de levar protetor solar e chapéu, especialmente no verão.
  • Experimente os produtos locais, como o mel, o queijo e o azeite.
  • Participe nas atividades culturais organizadas pela freguesia.
  • Converse com os habitantes locais e aprenda sobre a sua história e cultura.

Esperamos que tenha uma experiência memorável em Cachopo!

Ligue para (+351) 289 844 112 ou visite a nossa página de contactos.

Localização

A encantadora freguesia de Cachopo, com 1970 km², situa-se no concelho de Tavira.

Veja o Mapa

A Freguesia

Conheça o Presidente e restantes membros do orgão executivo colegial da Freguesia.

Conheça a Freguesia